sábado, 20 de novembro de 2010

18/11/2010 - Dia do Vídeo

Hoje nos reunimos de manhã e realizamos a filmagem, após alguns pequenos testes que ainda restavam por fazer. Participaram dessa atividade os alunos Ariel, Catarina e Carla.

À tarde fomos à PUC a fim de utilizar o programa de edição de vídeo dos computadores do laboratório.
Infelizmente o nosso pen-drive foi atacado por nada menos do que duas dezenas de vírus, inviabilizando a edição tanto nos PCs do laboratório quanto no nosso Classmate (que acabou contaminado), já que não conseguimos baixar um anti-vírus em tempo hábil.
A aluna Carla levou então essa tarefa para casa, após combinarmos detalhadamente o que precisaria ser feito.
Amanhã o vídeo deverá estar pronto para ser disponibilizado no YouTube e neste blog.

17/11/2010 - Novos Participantes

Os jovens Ariel (2° A) e Mayara (1° D) entraram no grupo. Para colocá-los a par do projeto e entrosá-los nas tarefas da preparação do plano de aula (para o Ensino Fundamental), foi realizada uma reunião da qual participaram também as alunas Catarina e Karoline.


Aproveitamos para planejar as atividades do dia seguinte, que serão:
(1) filmagem do vídeo (a ser feita na própria escola)
(2) edição do vídeo (a ser feita no laboratório da PUC)
Algumas coisas ainda precisam ser providenciadas para a filmagem, por isso cada participante recebeu a incumbência de procurar e trazer um determinado item amanhã.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

11/11/2010 - Replanejamento

Devido aos resultados obtidos no ensaio (descrito na postagem anterior), dedicamos algum tempo hoje ao replanejamento da aula que estamos elaborando. A Professora Marisa acha interessante manter a analogia entre os sistemas elétrico e mecânico, e sugeriu algumas modificações no sentido de simplificar as demonstrações, preservando ao mesmo tempo um certo caráter lúdico (já que o público-alvo é do Ensino Fundamental).
A discussão foi interessante porque surgiram idéias que podem ser aproveitadas nas próximas atividades. Exemplo: a aluna Catarina pensou em um arranjo utilizando propagação de ondas em fios para ilustrar as associações em série e em paralelo; algumas dificuldades técnicas foram apontadas e a idéia evoluiu para um sistema de roldanas.
Hoje foram feitos também mais alguns testes com as lâmpadas natalinas.



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

10/11/2010 - Ensaio de uma demonstração

Tendo planejado incluir no plano de aula uma demonstração mecânica (para fazer analogia com a dissipação de energia elétrica que ocorre nos filamentos da lâmpadas), montamos um experimento com queda de bolinhas de gude:
A idéia era demonstrar que, ao ser empurrada do topo de uma pilha de livros, a bolinha perderia mais energia no arranjo com 2 degraus, provocando menor deformação na folha de plástico fixada na base da pilha. A analogia seria com o circuito com 2 lâmpadas em série, onde a bolinha representaria a corrente elétrica (ou seja, o elemento transportador de energia) e os degraus representariam as lâmpadas (os elementos dissipadores).
Já o circuito com as lâmpadas em paralelo seria representado pela pilha com 1 degrau apenas, já que nesse caso cada ramo do circuito é percorrido por uma corrente distinta a qual atravessa apenas 1 lâmpada.

Constatamos porém, logo nas primeiras tentativas, que o efeito sobre a folha de plástico era indistinguível. Substituímos então o plástico por folhas de papel de diferentes espessuras, obtendo sempre resultados semelhantes.
Concluímos que a perda de energia da bolinha, em cada impacto, era pequena demais para ser mensurável por um método tão rudimentar.
Mas foi divertido experimentar!


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

04/11/2010 - Preparação de Plano de Aula
para o Ensino Fundamental

Hoje o grupo preparou a  parte experimental do plano de aula que estamos elaborando para o ensino fundamental.
Será uma aula sobre associação de resistores em série e em paralelo.
Já que o objetivo é atingir um público de menor idade, temos que pensar em atividades lúdicas para despertar a curiosidade e o interesse, então usaremos como exemplo as lâmpadas das árvores de Natal.
Apresentaremos também analogias com situações físicas fáceis de entender e de construir em sala de aula.


terça-feira, 2 de novembro de 2010

28/10/2010 - Ensaiando as experiências

As principais atividades deste dia foram:
1)  montagem do arranjo experimental que será utilizado para as experiências de transmissão de luz;
2)  teste com o programa Audacity (que servirá para a aquisição e análise dos dados).
O objetivo foi nos familiarizarmos com os aparelhos e procedimentos. Não chegamos a fazer medidas, mas já pudemos perceber que tipos de dificuldades podem surgir (como a estabilidade e o alinhamento do feixe de luz, por exemplo).
Abaixo vai um desenho da montagem.

As cubetas de água serão colocadas no caminho do feixe pulsado, antes do fotossensor.
Vamos construir uma curva de calibração da intensidade de luz transmitida usando várias amostras, que serão preparadas com quantidades conhecidas de impurezas. Assim poderemos determinar a qualidade de uma amostra qualquer por comparação com essa curva de calibração.
O ventilador é usado para picotar o feixe de luz a fim de que a corrente elétrica, gerada no fotossensor, seja pulsada. O motivo é que existe um capacitor na entrada de microfone do PC, o que impede o processamento de corrente contínua.
Antes de fazermos as experiências vamos testar outras fontes de luz, por exemplo os controles remotos de TVs, que também emitem feixe pulsado.