quarta-feira, 10 de novembro de 2010

10/11/2010 - Ensaio de uma demonstração

Tendo planejado incluir no plano de aula uma demonstração mecânica (para fazer analogia com a dissipação de energia elétrica que ocorre nos filamentos da lâmpadas), montamos um experimento com queda de bolinhas de gude:
A idéia era demonstrar que, ao ser empurrada do topo de uma pilha de livros, a bolinha perderia mais energia no arranjo com 2 degraus, provocando menor deformação na folha de plástico fixada na base da pilha. A analogia seria com o circuito com 2 lâmpadas em série, onde a bolinha representaria a corrente elétrica (ou seja, o elemento transportador de energia) e os degraus representariam as lâmpadas (os elementos dissipadores).
Já o circuito com as lâmpadas em paralelo seria representado pela pilha com 1 degrau apenas, já que nesse caso cada ramo do circuito é percorrido por uma corrente distinta a qual atravessa apenas 1 lâmpada.

Constatamos porém, logo nas primeiras tentativas, que o efeito sobre a folha de plástico era indistinguível. Substituímos então o plástico por folhas de papel de diferentes espessuras, obtendo sempre resultados semelhantes.
Concluímos que a perda de energia da bolinha, em cada impacto, era pequena demais para ser mensurável por um método tão rudimentar.
Mas foi divertido experimentar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário