sábado, 11 de dezembro de 2010

09/12/2010 - Reunião dos Professores Orientadores

Como última atividade de 2010, os professores se reuniram para a avaliação dos resultados obtidos.
Todos os presentes apresentaram os trabalhos realizados no semestre por seus respectivos grupos. Houve sugestões, críticas e muita troca de idéias.

Estamos ansiosos pelo reinício dos trabalhos, em 2011.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

02/12/2010 - Última reunião do ano

Utilizamos o tempo desta reunião para analisar o vídeo, localizando as passagens que podiam ser melhoradas. O restante do tempo foi gasto na edição de algumas fotos que não estavam boas o suficiente.
Não tivemos total sucesso nessa tarefa e, mais uma vez, ficamos com "lição de casa" para fazer.
A elaboração do vídeo está sendo muito mais trabalhosa do que havíamos imaginado, mas a experiência adquirida é importante. 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

30/11/2010 - Nova versão do vídeo

Durante o fim de semana o roteiro ficou pronto e a aluna Carla se dedicou a costurar os diversos trechos e compor a nova versão. Na madrugada de terça-feira, 30/11 o vídeo foi colocado no YouTube.
Muitas vezes, só depois do trabalho pronto é que se consegue enxergar passagens que podem ser melhoradas. Localizamos detalhes, alguns sutis e outros mais óbvios, a serem modificados.
Deixamos para discutir o assunto, todos juntos, na reunião seguinte.
(Imagem usada na nova versão. Precisará ser alterada por não ter resolução suficiente: ficou embaçada.)


25/11/2010 - Ainda não foi desta vez

Na quinta-feira todos compareceram ao laboratório. O plano era: metade do grupo vai cuidar do download, no Classmate, de um programa de edição de vídeo; a outra metade vai refazer, tirando fotos, a parte referente à queda das bolinhas de gude nos moldes de argila.
Na semana anterior havíamos recebido uma sugestão da professora Marisa no sentido de utilizar fotos em vez de filmagem, dadas as dificuldades com o som. Sendo assim, uma trilha sonora musical acompanhando fotos e explicações escritas poderia ser uma boa alternativa.
Enquanto Carla e Catarina se debruçavam sobre o Classmate, Mayara e Ariel dedicavam-se às fotos (auxiliados mais tarde por Carla). Utilizaram um novo arranjo, similar porém diferente do anterior:


À medida que as fotos iam se sucedendo observamos que não estávamos conseguindo mostrar com nitidez as diferenças entre cada lançamento da bolinha de gude: as depressões nos moldes de argila pareciam iguais. Resolvemos utilizar o material já filmado, porque o trecho que exibe as depressões ficou bem mais claro do que as fotos recém tiradas.
Portanto seria melhor fazer um vídeo com trechos filmados, fotos e quadros explicativos, ao som de uma música de fundo. Restava apenas compor o roteiro.
Quanto ao download de um programa de edição no Classmate, não se conseguiu fazê-lo. Mais uma vez iríamos contar com os recursos já implementados no computador doméstico da colega Carla.

domingo, 5 de dezembro de 2010

24/11/2010 - Limpando o Classmate

Nessa quarta-feira a aluna Catarina foi junto com a professora até a PUC a fim de baixar um anti-vírus grátis. O deslocamento até o campus deveu-se à necessidade de usar a rede wireless da universidade.
Depois de muitos percalços, com várias tentativas frustradas e a constatação de um desempenho fora do normal, procuramos orientação no Departamento de Informática. Obtivemos a ajuda que precisávamos (foi necessário mudar uma certa configuração) e finalmente conseguimos baixar uma versão teste do Norton.
Subimos até o laboratório e, enquanto o Norton fazia o seu trabalho, aproveitamos para tirar algumas fotos (lâmpada ligada a várias associações de pilhas) a fim de utilizá-las na próxima versão do vídeo.


21/11/2010 - Primeira versão do vídeo

Depois de muitas horas de trabalho a aluna Carla colocou o vídeo no YouTube. Só então foi possível perceber diversos problemas.
O principal é o som. Devido à falta de recursos técnicos da nossa escola, usamos para a filmagem uma câmera digital comum. Essa câmera capta som mas não tem entrada de microfone. Recorremos então a um amplificador, na esperança de diminuir a deficiência. Porém não só a limitação da câmera como também os ruídos externos e a acústica do ambiente prejudicaram o resultado.
Apesar das tentativas de aperfeiçoamento feitas durante a edição, o produto final permaneceu abaixo da expectativa.
Resolvemos refazer o vídeo, aproveitando se possível alguns trechos do que já tínhamos em mãos. Além do som, outros aspectos precisavam de ajustes.
Uma idéia foi utilizar a câmera do Classmate. Antes de mais nada seria necessário livrar o equipamento das duas dezenas de vírus que o atacaram, conforme relatado na postagem anterior.
Para ver a primeira versão, clique aqui: Primeira versão do vídeo